3 dicas para conseguir capital de giro em momentos de crise
top of page
  • Foto do escritorAlfredo Dirceu da Rosa

3 dicas para conseguir capital de giro em momentos de crise

Atualizado: 3 de ago. de 2022

Capital de giro é essencial para a manutenção das atividades das empresas, pois é por meio desse recurso que são financiadas as atividades de produção. Em períodos de crise, a gestão desse dinheiro torna-se ainda mais relevante, pois ele pode acabar se tornando escasso devido à redução da demanda de mercado pelos produtos e serviços.

O objetivo deste artigo é apresentar dicas valiosas sobre como conseguir capital de giro mesmo em momentos adversos e, assim, conseguir manter a estabilidade do seu negócio. Acompanhe!


Qual a importância do capital de giro para a manutenção das empresas?

Podemos afirmar que o capital de giro é o meio pelo qual um negócio respira, sendo assim, os recursos dele provenientes são utilizados para suprir as operações necessárias para a produção de um bem ou a prestação do serviço. Trata-se dos recursos que são separados do faturamento da empresa e que precisam ser empregados para o pagamento de fornecedores, dos salários dos colaboradores, pagamento do aluguel do ponto comercial, energia utilizada etc. Sem capital de giro não há produção, e, sem ela, a empresa perde a sua razão de existir.

Em momentos de crise como uma recessão econômica, por exemplo, é comum ocorrerem quedas generalizadas de renda e de poder aquisitivo causadas, principalmente, pelo desemprego. Como resultado, nos mais diferentes mercados é observada uma redução na demanda que impacta diretamente no faturamento das empresas e, consequentemente, acabam reduzindo a sua capacidade de se sustentar.

Nesses períodos, a gestão do capital de giro precisa de maior atenção para que a empresa tenha fôlego suficiente para superar esses desafios e sobreviver.


Como conseguir capital de giro em momentos de crise?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância da gestão eficiente do capital de giro, vamos apresentar 3 dicas de como a sua empresa pode obtê-lo, principalmente nos momentos de dificuldade do mercado. Confira!


1 – Antecipar vendas e recebimentos de compras parceladas

A antecipação de recebíveis é a forma mais prática e eficiente para obter capital de giro. A antecipação das vendas realizadas via pagamento parcelado como compras no cartão, cheques e boletos é uma prática muito simples de ser realizada. A contratação desse serviço deve ser feita junto ao seu banco ou fornecedor de meio de pagamento.

Assim, os valores referentes às vendas parceladas são depositados diretamente na conta da contratante, como se fossem recebimentos à vista. Apesar de sofrer a cobrança de taxas por cada operação, a antecipação de recebíveis é uma ótima opção para dar mais liquidez ao negócio no curto prazo.


2 – Solicitar empréstimos junto a bancos ou financeiras

Recorrer aos empréstimos junto a instituições financeiras também é uma saída para as empresas sedentas por capital de giro. A vantagem dessa operação é que ela pode ser contratada de maneira constante, permitindo que compromissos junto a fornecedores e colaboradores sejam quitados sem que hajam atrasos ou outros transtornos.


3 – Contratar crédito na modalidade conta garantida

Uma modalidade de crédito muito comum e dedicada para o financiamento do capital de giro é a chamada Conta Garantida. Trata-se de um tipo de empréstimo rotativo destinado à manutenção de um determinado valor contratado para utilização em eventuais necessidades de caixa.

Como podemos ver, cada um dos itens anteriores permite que os negócios alcancem maior liquidez e consigam honrar o pagamento dos seus compromissos de curto e médio prazo. Ao passar por situações desafiadoras no mercado, as empresas podem obter mais tranquilidade até que consigam se adaptar à nova realidade e voltem a gerar melhores resultados.

E então, o que achou do artigo? Como a sua empresa realiza a gestão do capital? Como lidou ou tem lidado com a crise? Deixe seu comentário abaixo e enriqueça a discussão!

18 visualizações0 comentário
bottom of page