Como aumentar o market share? Confira 3 melhores estratégias!
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  • Foto do escritorAlfredo Dirceu da Rosa

Como aumentar o market share? Confira 3 melhores estratégias!

Atualizado: 2 de ago. de 2022

Aumentar o market share é um dos principais objetivos estratégicos de qualquer organização em qualquer ramo de atuação. Afinal, toda empresa existe para auferir o máximo de resultados, atingindo cada vez mais pessoas do seu mercado potencial. Mas, afinal, como uma empresa pode agir para aumentar a sua participação no mercado?

O objetivo deste artigo é mostrar a importância de adotar estratégias que ajudem na ampliação do market share da sua empresa. Você vai conhecer também algumas das principais ações para atingir esse objetivo. Curioso? Então acompanhe!


O que é market share?

Antes de partimos para a parte prática sobre como aumentar o seu market share, é preciso deixar claro o que esse conceito representa. Market share diz respeito ao tamanho da participação que uma empresa tem no mercado onde ela atua.

Quanto maior a preferência dos consumidores por uma determinada empresa, maior será a sua fatia do bolo no mercado, ou seja, o seu market share. Essa preferência é determinada por inúmeros fatores, como a superioridade dos produtos ofertados, a melhor experiência de compra, a presença de um diferencial único em relação aos concorrentes etc.

Essa variável é tão importante que existe uma classificação de estruturas de mercado baseada no tamanho do market share das empresas. Estruturas do tipo de livre concorrência revelam um mercado pulverizado onde há pouca concentração, com competições de preços mais acirradas e menores margens de lucro.

No extremo oposto da classificação, existem as estruturas de mercado de oligopólio ou monopólio, onde poucas ou mesmo uma única empresa detém a oferta de determinado bem, conseguindo, por isso, maiores margens e faturamento.

O market share pode ser utilizado como um indicador que revela a preferência dos consumidores e o potencial de crescimento que um negócio possui. Logo, o jogo de negócios se traduz na competição entre as organizações visando ampliar o seu market share. Do ponto de vista dos empreendedores, gestores ou diretores, o seu objetivo será conduzir a empresa a fim de conquistar cada vez mais de mercado, aumentando suas margens e consolidando a sua posição.


Quais estratégias utilizar para aumentar o market share?

Agora que o conceito sobre market share está bem claro, vamos conhecer três estratégias para aumentá-lo. Confira!


1 .Desenvolva um plano de fidelização

Como falamos, o market share trata basicamente da preferência do consumidor e, por isso, é fundamental desenvolver estratégias de fidelização capazes de garantir a recorrência no consumo e aumento do ticket médio gasto em cada compra.

Aposte em programas de fidelidade que recompensem as ações do consumidor, seja por meio de prêmios, sorteios, bonificações, pontuação e outras ferramentas diversas. Se atente em construir esse seu plano baseado no perfil do cliente e nas características do seu ramo, estabelecendo-o como uma política permanente.


2 .Priorize o atendimento e invista em tecnologia

A percepção sobre a marca e a experiência de compra é um fator determinante para a satisfação do consumidor. Por isso, é preciso dedicar investimentos em tecnologia para aprimorar processos produtivos e também as atividades de atendimento.

O investimento em ações de branding ou reforço da marca também é essencial para que a empresa esteja entre as mais lembradas no momento em que o consumidor se decide pela compra. Invista na melhoria e na integração de todas os pontos de contato do cliente com o seu negócio, utilizando as ações de pós-venda como um diferencial em relação aos seus concorrentes e priorizando um atendimento de excelência.


3 .Analise a concorrência

Todo mercado já desenvolvido conta com empresas que são referências do setor. Para que o seu negócio consiga crescer, é fundamental observar quais ações realizadas pelos seus competidores estão sendo bem-sucedidas no mercado, a fim de incorporá-las e melhorá-las em sua própria operação.

Portanto, esteja atento aos movimentos dos demais players para que o seu negócio não seja deixado para trás. Por fim, é preciso destacar a importância de monitorar os resultados a partir do que mostra o indicador market share. Ao avaliar os números obtidos com a implantação das ações indicadas ao longo do artigo, será possível adotar ações de melhoria contínua e potencializar o sucesso do seu empreendimento.

Você já desenvolve alguma estratégia para aumentar o market share da sua empresa? Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a ele!

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