Devido à dinâmica do trabalho de um administrador, que lida com tantas áreas importantes a serem cuidadas dentro da sua empresa, é compreensível que muitos ainda não conheçam os benefícios e a importância da auditoria tributária para a gestão dos seus negócios. Porém, mesmo assim, o empreendedor que deseja construir um negócio de sucesso no longo prazo não pode se manter ignorante sobre o planejamento desse tema tão relevante.
O objetivo deste texto, então, é apresentar o conceito de auditoria tributária, qual a sua importância e quais são os passos fundamentais para utilizá-la em seu benefício. Além disso, vamos apresentar também como contar com o auxílio de profissionais especialistas da área nesse processo de implementação. Quer saber mais? Então, continue a leitura!
O que é e qual a importância da auditoria tributária para as empresas?
O impacto da questão dos impostos, das taxas e das contribuições governamentais sobre o faturamento das empresas é algo notório no Brasil. Sendo assim, qualquer ferramenta que se proponha a reduzir o reflexo desse tema sobre os negócios será sempre bem-vinda. A auditoria tributária é um processo de análise e de verificação muito rigoroso e detalhista cujo foco é averiguar a conformidade da empresa frente às normativas exigidas pelo governo em relação aos impostos.
A partir dessa análise minuciosa realizada em conjunto com um cruzamento de diversas informações, é possível traçar a trajetória do negócio e a forma como ele se mantém em dia com as suas obrigações ao mesmo tempo em que as utiliza de forma estratégica a seu favor. Este é o papel da auditoria contábil: otimizar a questão tributária da empresa, levando-a ao cumprimento das leis e conferindo maior eficiência em seus resultados.
Por que contar com o auxílio de uma empresa profissional para a auditoria?
Como citamos no início, com o excesso de metas a bater, os indicadores a monitorar e as decisões a tomar, é realmente difícil para um administrador dedicar tempo para estudar as normas tributárias e os processos burocráticos necessários para o seu cumprimento.
Contar com uma empresa/um profissional com expertise na realização de sua auditoria sobre impostos é de extrema importância, então, para mitigar os riscos de que eventuais problemas de adequação às leis se transformem em outros entraves muito mais graves.
Sendo assim, a falta de conhecimento sobre a legislação, a dificuldade com o
acompanhamento das informações que precisam ser enviadas ao Fisco e o excesso de retrabalho são situações que podem ser evitadas por meio de um auxílio profissional. Para contratar uma auditoria, avalie bem o histórico da instituição, procure conhecer o seu método de trabalho, em qual regime tributário é especializada e se apresenta uma boa reputação no mercado.
Como a auditoria tributária ajuda na redução de impostos?
O trabalho de um auditor fiscal se traduz basicamente em procurar por inconsistências entre os processos realizados pelas empresas e o que determina a normativa tributária para o seu caso. Porém, além de investigar e apontar falhas para que o negócio consiga corrigir erros e se prevenir de multas, o profissional também executa um papel decisivo de consultoria e de orientação para o desenvolvimento de uma estratégia tributária eficiente, econômica e benéfica.
Ao concluir os seus estudos sobre o pagamento de impostos das três esferas (municipais, estaduais e federais), o auditor fiscal constrói um relatório sobre os resultados da sua pesquisa e propõe ações de melhoria, como a migração para um regime de tributação mais apropriado à realidade da empresa. Em seguida, um planejamento tributário pode ser construído visando às otimizações dos procedimentos internos relacionados a essas obrigações.
Como resultado, a empresa consegue preservar a competitividade no mercado ao manter o menor custo fiscal possível. Na prática, podemos dizer que a auditoria é também um método legal para pagar menos impostos, conhecido como elisão fiscal. Para isso, os auditores adotam medidas, como: a identificação de oportunidades para a aplicação de alíquotas menores, a diminuição da base de cálculo dos tributos, o enquadramento da empresa em benefícios fiscais pertinentes e a melhora do fluxo de caixa e dos demais controles internos que beneficiam a gestão da companhia como um todo.
Como podemos observar, a auditoria tributária é uma ferramenta fundamental para garantir a otimização do uso dos recursos da empresa, ajudando-a a construir um crescimento harmônico e que contemple, ao mesmo tempo, o crescimento do negócio e o cumprimento das suas obrigações tributárias.
O que achou do artigo sobre auditoria tributária? Já realizou algum processo de auditoria na sua empresa? Pretende realizar? Então, aproveite para saber mais sobre outros assuntos relacionados ao tema, como benefícios fiscais para empresas do Nordeste, lendo também o nosso outro artigo do blog.
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