Elisão fiscal: veja como pagar menos impostos dentro da lei
top of page
  • Foto do escritorAlfredo Dirceu da Rosa

Elisão fiscal: veja como pagar menos impostos dentro da lei

Atualizado: 4 de mai. de 2021

A gestão eficiente de um empreendimento vai muito além das estratégias de venda. No ramo empresarial, existem fatores internos e externos que são diretamente ligados à busca da lucratividade. Compreender como os tributos impactam nesses resultados e buscar formas de como pagar menos impostos é fundamental para alcançar os objetivos.

A elisão fiscal é uma prática totalmente legal que busca auxiliar os empreendedores no encontro de melhores opções de tributação, ao contrário da evasão fiscal, também conhecida como sonegação, ou seja, uma forma ilegal de evitar o pagamento dos impostos. Para que não haja problemas futuros para as empresas, é fundamental entender ambas as práticas e permanecer dentro da lei.

Neste post, traremos as principais informações de como pagar menos impostos e seguir potencializando os resultados. Leia e confira!


O que é elisão fiscal?

A alta carga tributária é um dos fatores que mais preocupam os gestores de empresas, pois a soma de todos os tributos pagos para o governo representa uma grande parcela das despesas.

Na busca de minimizar esses impactos, os empreendedores contam com o auxílio de profissionais de contabilidade. Esses colaboradores são pessoas capacitadas para encontrar alternativas legais de reduzir o valor dos tributos — isso se chama elisão fiscal.

Essa ferramenta nada mais é que a capacidade de averiguar os impostos e as formas de tributação. A partir disso, organizar maneiras menos onerosas de cumprir com as obrigações fiscais — por meio de projeções nos principais regimes tributários, tendo a possibilidade de optar pelo mais vantajoso, renegociações de dívidas tributárias e utilização de benefícios fiscais.

A linha que separa a elisão da evasão fiscal é muito tênue, por isso ter um planejamento tributário bem estruturado é fundamental para que esse limite não seja quebrado.

Suponha que determinado empreendimento arrecada seus impostos com alíquotas abaixo do permitido. Mesmo sabendo dessa informação, os gestores optam por continuar por determinado tempo com essa prática — isso se configura crime e caracteriza a evasão fiscal.

Já uma segunda empresa também recolhe seus impostos com alíquota abaixo da estabelecida pelos protocolos, entretanto, ela se embasa em normativas que possibilitam isenções para determinados ramos. Essa prática se confira elisão fiscal. Esse processo segue etapas lícitas, isso é, dentro da legalidade fiscal, trazendo benefícios diretos para as organizações.


Como pagar menos impostos?

Agora que você sabe que é possível minimizar os pagamentos de impostos, é preciso compreender como isso é realizado. Veja a seguir!


Faça planejamento tributário

Todas as empresas deveriam passar por esse processo. É por meio dele que será visualizado qual o enquadramento fiscal que traz mais benefícios para o empreendimento.

Vale lembrar que no Brasil os mais utilizados são Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.


Conheça os incentivos fiscais

Muitas vezes, com o intuito de movimentar a economia, o governo libera incentivos fiscais que reduzem ou isentam as alíquotas de determinados impostos. Na maioria das vezes, esses benefícios estão diretamente ligados ao modelo empresarial e ao ramo de atividade desenvolvida pelos empreendimentos.

Conhecer e estar atento à legislação é essencial para se apropriar desses créditos quando disponibilizados.


Reduza o pró-labore

O pagamento de pró-labore é obrigatório na maioria das empresas, no entanto, o menor valor para o recolhimento está fixado ao salário mínimo vigente. O grande ponto quando falamos em pró-labore é que ele é tributado. Isso quer dizer que sobre ele incidem o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Imposto de Renda (IR).

Para reduzir esses impostos e continuar remunerando os sócios, é possível optar pela distribuição de lucro — essa forma de pagamento é isenta de impostos.

Como podemos perceber, há inúmeras maneiras de diminuir o pagamento de impostos por meio da elisão fiscal. Contudo esse processo precisa ser estudado detalhadamente por profissionais especializados em tributos, ou seja, contadores. Eles serão os responsáveis por orientar e buscar as melhores opções para cada empresa.

Agora que você sabe como pagar menos impostos, ajude mais pessoas a colocar em prática essas rotinas em seus empreendimentos compartilhando este post em suas redes sociais!

27 visualizações0 comentário
bottom of page